20 de agosto de 2018, um sonho se realizando, a Giorgia indo morar em Portugal para estudar!
Ano cheio de viagens, pouco mais de um mês antes estava voltando dos Alpes com a Milene, fizemos uma volta de moto, e de carro fomos ver o Federer no torneio de Halle na Alemanha, e final de ano certamente voltaríamos para visitar a filhota.
Resolvemos que eu iria acompanhar a Giorgia no primeiro mês, para "sentir" como seria o dia a dia e ter uma ideia de como seriam os gastos etc.
Chegamos em Lisboa bem cedo, antes das 6h e já fomos pegar o trem para Porto. Perto das 13h já estávamos no airbnb que reservamos no bairro Fontaínhas.
Saímos para fazer um pequeno passeio, não demorado pois estávamos cansado da viagem. Paramos em um pequeno boteco onde experimentei o chouriço assado na bagaceira (uma panela de barro onde se flamba a linguiça diretamente no forro).
Na volta paramos em um pequeno mercado para comprar as coisas do café da manhã.
Depois do café da manhã caprichado fomos passear.
A primeira coisa foi passar da Faculdade do Porto, onde a Giorgia foi verificar uns documentos. Dali seguimos para o centro.
Nossa última parada foi no Cais da Ribeira para jantar, isso já pelas 21h.
Bacalhau e vinho verde para comemorar nosso primeiro dia.
Sinistro mas lindíssimo e histórico Cemitério da Lapa
Mais um dia de pernadas pelo Porto. No almoço fui de sandi de alheira com ovo, a Gi de pizza (ela não come carne vermelha).
Paramos no mercado e fizemos uma compra para o jantar. A ideia era começar a cozinhar em casa para ir tendo uma ideia dos gastos mensais.
A comida em Portugal é bem acessível, umas das mais baratas do oeste europeu.
Enquanto a chef Giorgia preparava a comida montei o escritório e trabalhei um pouco.
Ali estávamos 4h adiantados do Brasil, então final do dia ainda era início da tarde no BR, facilitando bastante.
Olha que coisa linda a janta...
Majestic Café
Muralha Fernandina de 1300
Outro jantarzinho caprichado, com enlatados de frutos do mar.
No sábado, dia 25, fomos alugar uma moto para aproveitar o final de semana pela região, indo até a Espanha.
Esse relato conto por completo no blog, Clica aqui para ler, mas depois volta pra cá...
Prego no pão
Palácio da Bolsa
Dia 29, uma quarta, de manhã fomos ver algumas coisas relacionadas a banco, abrir uma conta. Depois do almoço fomos até o Estádio do Dragão comprar ingressos para o jogo do final de semana e mais pro final da tarde fomos até Matosinhos que fica no litoral e bem perto do Porto, uns 10 km somente.
Forte de São Francisco Xavier
Retornamos pelas 19h, vantagens da época, cada vez escurecendo mais tarde. Passamos na Sé do Porto para uma fotos e fomos ver o por do dol em um local muito especial, o Jardim do Morro.
Lugar com uma vibe muito legal, jovem. Os jovens, principalmente, com alguns velinhos infiltrados, vão até ali beber, ouvir música e conversar enquanto curtem a vista com o por do sol.
Nessa noite fomos jantar com o Vitor, amigo da Giorgia de Blumenau que também foi para Porto estudar engenharia e seus pais Giani e Patricia.
Na quinta fomos passear, todos juntos. Aluguei um carro pois eram mais longe e variados os locais. Primeiro paramos em Braga, berço da história portuguesa.
Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Bom Jesus do Monte
Até entregar o carro e voltar já era passado das 22h. Paramos em um boteco perto do airbnb, e apesar de simples, estava bem gostoso.
Umas das missões era conseguir um bom apartamento para a Giorgia em Porto, já que o alojamento da faculdade não foi viável.
Logo que chegamos no airbnb fomos atendido pelo Francisco, filho do Sr. José que era o proprietário. Perguntei ao Francisco se ele conhecia uma imobiliária de confiança que pudesse nos indicar para iniciarmos a procura de um imóvel.
Ele comentou que o pai dele administrava um prédio da família e que alugavam apartamentos, mas que iria ver se tinha algum livre.
Mais uma vez fomos abençoados, não só por ter disponível, mas pela família que acolheu a Giorgia de forma muito atenciosa.
No dia 31, uma sexta, já estávamos com o contrato assinado de locação!
Bora comemorar no sábado! Passeando, comendo e bebendo hehe
Para quem curte Harry Potter, a autora J. K. Rowling, mudou-se para o Porto após a morte da mãe, Anne, em 1991, foi dar aulas de Inglês, casou-se, teve uma filha e foi aqui que escreveu os três primeiros capítulos do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Muitos dos locais desta cidade encantadora serviram de fonte de inspiração para a autora.
Entre as Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas, que parece ser uma só, existe uma "casa escondida" igual a casa de Sirius Black. Reparem na foto as duas janelas. Cada andar é um cômodo da casa, muito legal.
A Livraria Lello & Irmão inspirou as escadarias de Hogwarts.
A faculdade do Porto usa trajes universitários para as cerimônias que foram inspiração para os uniformes de Hogwarts também.
Indicação do Caminho de Santiago, da Costa
Eu me mudei para outro airbnb, em Vila Nova de Gaia, que fica ao lado do Porto, atravessando o Rio Douro. Ali é a região das adegas de vinho do Porto. A Giorgia tinha um apartamento reservado desde o Brasil, e como já tínhamos pago uma entrada resolvemos manter. Não deveríamos, só tivemos dor de cabeça com o proprietário desse.
No domingo acordei e fui passear pela área de Vila Nova de Gaia, que é muito bonita também.
Almoçamos no Pedro dos Frangos, mas um delicioso Arroz de Polvo, que é muito bem avaliado, e com razão, estava ótimo.
Depois fomos de bonde até a Foz do Douro.
Na segunda fomos para Matosinhos novamente, mas agora para fazer umas compras na Ikea para a Giorgia.
A Giorgia amarelou... não quis fazer uma nova viagem de moto por Portugal. Ela tinha combinado com as amigas algumas coisas e a bunda ainda estava dolorida da última viagem.
Então aluguei uma BMW F700 e parti para uns dias de diversão.
Retornando, eu eu Gi fomos fazer outro passeio juntos, Guimarães. Também pertinho de porto, uma das mais históricas cidades do país.
Final do dia depois de jantar uma típica sardinha frita cm arroz de polvo, retornamos ao Jardim do morro com o Vitor e outro amigo.
Dia 08Set, um sábado, aluguei um carro, um Cinquecento X, modelo de tamanho intermediário (em 2011 alugamos na Itália um 500L que é a versão wagon).
Eu, Gi e Vitor fomos primeiro para o litoral, na Capela do Senhor da Pedra que fica em Arcozelo.
Depois seguimos para Aveiro, a Veneza portuguesa.
Fomos no Museu Marítimo de Ílhavo e Aquário dos Bacalhaus, para finalmente ver uma cabeça de bacalhau... A noite jantamos no airbnb, a Giorgia cozinhou pra nós.
No domingo, a Giorgia tinha compromisso com amigas, já se aclimatando perfeitamente a cidade, e eu fui para o centro curtir sozinho.
Dia 10Set, segunda, foi minha despedida de Porto, último dia. Deixamos tudo organizado por lá, faculdade, banco, apartamento, que bom!
Na terça dia 11Set bem cedo pegamos o trem para Lisboa.
A viagem é de cerca de 4h, mas que passam rápido, pois a paisagem ajuda. Chegamos perto do meio dia e fomos para o airbnb, muito bom, moderno e bem localizado, no Chiado, pertinho do Cais do Sodre.
Deixamos nossas coisas e já fomos no cais para almoçar. No Mercado da Ribeira fomos comer os famosos frutos do mar da região.
Direita acima o Percebes, esquerda o Camarão Tigre e a direita Navalhas
Levei em seguida a Giorgia até Belém para ela visitar o Mosteiro dos Gerônimos e depois apreciarmos os famosos Pastéis. Uma volta na praça, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém e retornamos para descansar um pouco e já nos arrumarmos para bater mais um pouco de perna.
Jantamos uma pizza num dos restaurantes do Cheff Zé Avillez
No outro dia, 12Set, quarta, era o último dia da Giorgia em Lisboa, no outro dia retornaria para Portugal para começar a sua vida de estudante europeia.
Alugamos um carro, outro cinquecento, mas agora o pequeno e muito moderno e seguimos pela beira mar até Caiscais onde ficamos por toda a manhã.
Fomos retornando procurando uma praia legal para aproveitarmos o sol quente. Escolhemos a Praia da Parede. Boa estrutura e um restaurante agradável era tudo que precisávamos!
Forte de São Julião da Barra
Mais a noite fomos jantar e conhecer o espaço cultural e gourmet LXFactory, que é muito agradável.
Quinta bem cedinho nos despedimos e a Giorgia foi pegar o trem para Porto. Difícil explicar a emoção do momento... uma alegria de poder ver a filha realizando um sonho, uma angustia pela saudade antecipada e apreensão por estar longe pela primeira vez, mas sempre foi para isso que educamos nossos filhos, orientando-os para serem felizes criando seus próprios caminhos.
Passei o meu últio dia ocupado também. Fui para o centro passear, no almoço me encontrei com um amigo motociclista que estava morando por lá. A noite pode experimentar o Choco, um tipo de lula da região, delícia.
Bom, a volta é a volta, chata como sempre... mas legal foi nos próximos dias começar a receber da Giorgia as fotos do dia a dia dela.
Umas duas semanas depois ela já estava entrando no novo apartamento, podendo se organizar melhor.